Paginas

sábado, 28 de janeiro de 2012

Dica de leitura da semana- Legislação Federal Aplicada ao Biólogo. Editora Holos.

Capa do Livro
Boa tarde galera da biologia !!

Como todos nos sabemos, nossa profissão ainda é muito mal valorizada perante a sociedade. A muito se fala sobre meio ambiente, sustentabilidade, efeito estufa, mas pouco se fala sobre o profissional mais qualificado para entender. De uma forma clara e abrangente, todos estes fenômenos e conceitos. Atualmente estamos conseguindo a passos lentos, mas firmes, (Por exemplo, a nota do Crbio3) mudar gradativamente este panorama. Mas tambem convenhamos que uma boa parcela da culpa por nossa profissão chegar onde chegou pertence a nos mesmos, biólogos, ecólogos, entomólogos, estudante de biologia, etc..

Porque digo isso? Infelizmente uma boa parcela dos nossos colegas de profissão, apos estabilizarem em uma determinada posição social ou financeira entram em um estado que conhecemos como Zona de conforto.  Onde as frases mais utilizadas são:
  • Assim está bom,
  • Estou de boa,
  • Deixa quieto.
E assim segue o barco segue por seu mar de calmo e imutável de indiferença . 

Infelizmente, muitos não conhecem seus direitos, suas atribuições, qual é realmente o papel do biólogo dentro da sociedade atual.  Falo isso, por que eu tambem já passei e ainda passo por isso.

Recentemente, conversando com minha professora de TCC a respeito do nosso movimento ele me recomendou um livro muito bom chamado Legislação Federal Aplicada ao Biólogo", da editora Holos.
Ele reproduz de uma forma clara, objetiva e praticamente integral toda a legislação federal e decretos relacionados à regulamentação e direitos dos profissionais da área das Ciências Biológicas.

Neste livro é possível, por exemplo, entender de forma simples e sucinta, a Lei no. 7.017/82 que regulamente a atuação do Biólogo na área de analises clinicas. Fato que muitas vezes são omitidos ou totalmente desconhecido pela maioria das empresas contratantes que dão preferência ao pessoal da Enfermagem ou Biomedicina.

Ainda não li o livro por completo, pois comprei recentemente, mas vi que ele será de grande ajuda na minha formação como biólogo e como cidadão, pois a partir do momento que temos conhecimento técnico especifico a respeito de nossa legislação, temos embasamento legal e concreto para encarar qualquer discussão referente a defesa de nossos direitos. É um livro relativamente barato (R$25,00) e de fácil leitura.

Peço aqueles que por ventura já tenham lido ou utilizado deste livro, (Que no meu ponto de vista é uma ótima ferramenta para os profissionais da área que deseja conhecer quais as bases legais dentro da  legislação que define nossas diretivas), que  deixe sua opinião respeito do livro aqui no blog.

Comprei o meu através da Livraria cultura, pois já compro com eles há muito tempo por isso eu confio e recomendo.

Caso alguém tenha interesse em adquirir o livro, basta Clicar aqui para ser direcionado ao site da livraria cultura. O link também ficar disponível no blog na nossa nova sessão “Livros que todo biólogo deve ler" Aqui ao lado direito.

Espero que gostem  e apreciem a dica de leitura desta semana e continuem a divulgar nosso movimento. Vamos mudar este panorama e mostrar a todos o nosso real valor.

Boa leitura a todos e uma ótima semana.

3 comentários:

  1. Na Cia dos Livros, é mais barato.
    http://www.ciadoslivros.com.br/legislacao-federal-aplicada-ao-biologo-2002-edicao-1-p108427/?afiliadoid=10&origem=buscape

    ResponderExcluir
  2. Precisamos pressionar a nova Gestão do CRBio e exigir um apoio mais efetivo.
    Acredito que quando o conselho da profissão é forte (assim como podemos observar nos CREAs) a profissão é maior valorizada.

    Uma vez entrei em contato com o crbio 4 e questionei a questão das atribuições, cargos específicos e salários dos biólogos e eles me responderam simplesmente que quem tem que mostrar suas atribuições no mercado é o profissional e que o conselho não teria responsabilidade quanto a isso.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog. Estou acompanhando.

    ResponderExcluir