Paginas

sexta-feira, 2 de março de 2012

Resultado da Enquete



Boa noite pessoal da biologia!

Saiu o resultado da enquete sobre a importância do CRBIO em nosso dia a dia como biólogo. Apesar do numero tímido de votos (365 no total) foi possível observar o descontentamento da nossa classe com relação aos nossos conselhos regionais. A pergunta da enquete era:

 O fato de possuir o registro no CRBIO foi importante na sua carreira como biólogo?


25% dos profissionais que participaram da enquete responderam que sim, o registro no conselho foi importante para a sua carreira, contudo a grande maioria (75% dos que participaram) respondeu que não, que o registro no conselho não teve importância na sua carreira como biólogo. Apesar de simplória, esta enquete serviu para expor em forma de números o que vivenciamos todos os dias em nossa profissão. O desagrado da nossa classe com relação à atuação dos CRBIOs do Brasil. O descaso praticado por nossos conselhos de classe é tão absurdo e porque não dizer desrespeitoso a nós biólogos que faz com que muitos trabalhem sem ter o registro de biólogo, ou seja, estudamos quatro anos faculdade, fazemos pós-graduação para começar à carreira muitas vezes de forma ilegal ou pior tendo que nos submeter a salários ridículos para adquiri experiência para que depois de uns dez anos possamos quem sabe ganhar o que um trainne de outras áreas recebe em início de carreira. Brincadeira meus amigos. Outros conselhos como CREA, CRMV. CRM, OAB são problemáticos também, cobram anuidades absurdas e deixam muito a desejar para seus profissionais, mas os conselhos de biologia são deprimentes. Precisamos fazer com que eles vejam que não estamos aqui apenas para pagar anuidades. Queremos uma frente mais atuante por parte do nosso conselho no que diz respeito a nossos direitos como profissionais. E que eles não venham dizer que estas reivindicações são pertinentes ao sindicatos pois não são. Não dá pra aceitar este tipo de desculpa esfarrapada onde o intuito é desviar as atribuições designadas a eles para outras instituições.

Obrigado a todos que contribuíram para o sucesso desta enquete e espero que possamos mudar este momento assustador que nossa profissão esta passando. Vamos agir. Através de pequenos gestos podemos obter grandes mudanças.  Discuta, reivindique seus direitos como profissional, mande e-mail, crie listas de discussões, mova-se. Faça com que nossos conselhos nos veja e nos respeite para que a sociedade possa fazer o mesmo.

Tenha todos um ótimo fim de semana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário