Paginas

terça-feira, 15 de maio de 2012

Como valorizar seu currículo.



Boa noite pessoal da biologia!!

Hoje o post do blog tem um teor ou pouco mais didático e explicativo sobre como podemos e como devemos mudar nosso ponto de vista a respeito das novas tendências educacionais afim de valorizar nosso currículo de maneira pratica e eficaz, afim de recuperarmos nosso espaço no mercado de trabalho.


Como todos nós sabemos, a cada dia que passa, fica mais dificil para profissionais da biologia ingressar no mercado devido a grande concorrência por parte de outros profissionais. Mas será qie estamos realmente lutando para mudar este fato ou somo acomodados demais para admitirmos que temos uma pequena parcela de culpa em tudo isso. O avanço tecnológico e cientifico é tão rápido que se não estivermos preparados ficaremos para trás neste corrida em busca de um lugar ao sol. Muitas vezes deixamos de nos aprimorar profissionalmente por comodismo e porque não dizer por preguiça. Não temos mais paciência de sentar em uma sala de aula e ficar la por hora e horas debruçados sobre livros, cadernos, apostilas e canetas. sinceramente, no meu ponto de vista acho isso um tédio (mesmo sabendo que isso é fundamental). Porem o mais o engraçado é que passamos oito, dez, quinze horas ligados a rede mundial de computadores e nem percebemos. Seja através do computador de casa ou do trabalho, do notebook, netbook, tablet ou smartphone, estamos sempre conectado. Esta mobilidade que temos com as novas redes moveis e wi-fi nos permite ficar ligados pode-se dizer em tempo integral a web.
Então porque não aproveitarmos esta ligação e nos aperfeiçoarmos profissionalmente e da maneira que nos sentimos mais confortáveis? Atualmente, uma das ferramentas que tem sido usada no desenvolvimento intelectual e acadêmico na formação e aperfeiçoamento de novos profissionais são os cursos em EAD (Educação a distância). Estes cursos, normalmente administrado por profissionais extremamente qualificado das mais diversas áreas, tem entre seus objetivos, levar o conhecimento de forma pratica e rápida a todos os interessado. Podemos aprender sobre ecologia ou genética enquanto estamos presos no transito, dentro do carro, no ônibus, trem, metrô. aprender sobre Ecologia, micologia, entomologia e muito mais enquanto esperamos um voo no aeroporto ou tomamos um café no shopping. Bons cursos e informações não falta só basta termo interesse.

Certa vez me perguntaram:

Mas porque eu vou pagar um curso online se posso conseguir o material de graça na internet?

E a resposta é bem simples
Existe uma grande variedade de fatores positivos que pode responder a esta questão. Entre elas esta, credibilidade das informações passadas, metodologias de ensino aplicadas nos cursos que não obtemos gratuitamente na internet, qualidade, certificados reconhecidos por órgãos competentes (MEC por exemplo), valores muito mais baixos que os cursos presenciais, pois não a gasto com transporte, alimentação, impressão de material didático (O que ecológica mente falando é algo de extrema importância nos dias atuais) e muitos outros que faz dos cursos EAD uma nova  forma de nos mantermos atualizados para o mercado de trabalho.

Atualmente a nivel de cursos EAD de qualidade, eu recomendo três sites, que ao meu ver são os melhores e que tem um grande quantidade de cursos não só para a nossa área da biologia mas para outras áreas. 


São três portais educacionais onde já cursei e os cursos são de qualidade, os tutores são atenciosos e sabem o que estão ensinando (pois tem sim, muitos cursos EAD que são uma porcaria) e os valores são bem acessíveis.  (tem cursos a partir de R$20,00)

Vamos nos aprimorar para garantir nossa posição no mercado. Vamos estudar e nos valorizar. 

De nada adianta nos graduarmos se ficarmos estagnados, morbidamente plantados esperando que outros profissionais ocupem nosso nicho profissional. Devemos lutar sim, mas precisamos estar preparados!

Desculpe se os fiz ler demais porem foi o meio que encontrei de esclarecer algumas dúvidas publicamente.

Abraço a todos e tenham uma ótima semana.


atenciosamente

Ilberto Antonio

Um comentário:

  1. Oi Ilberto, tudo bem?

    Eu já fiz cursos EAD (como o do SENAI, de Educação Ambiental, mas é bem básico) e recomendo também (tem certificado e é gratuito para o Brasil inteiro). Já para a comunidade no geral, embora não tenha certificado, há o curso do IPAM (introdutório sobre mudanças climáticas), é interessante e vale a pena divulgar e até utilizá-lo em aulas na educação básica. Um abraço, Ana Paula.

    ResponderExcluir